agência x agora é addx
O Factoring
Enviar
O que é factoring?

Factoring é a prestação contínua e cumulativa de assessoria mercadológica e creditícia, de seleção de riscos, de gestão de crédito, de acompanhamento de contas a receber e de outros serviços, conjugada com a aquisição de créditos de empresas resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços, realizadas a prazo. Esta definição foi aprovada na Convenção Diplomática de Ottawa-Maio/88 da qual o Brasil foi uma das 53 nações signatárias, consta do Art. 28 da Lei 8981/95, ratificado pela Resolução 2144/95, do Conselho Monetário Nacional.

Factoring no Brasil:

A palavra "Factoring", mundialmente conhecida, a partir do século XVII, não encontra tradução precisa em português.

O factoring surgiu no Brasil em 1982, com a criação da ANFAC - Associação Nacional de Factoring.

A atividade de factoring é muito importante para o crescimento dos negócios e para o equilíbrio financeiro das Empresas nacionais. É um mecanismo de gestão comercial que expande os seus ativos, aumenta suas vendas, sem fazer dívidas. A falta de informação sobre o Factoring no Brasil, dificulta aos Micros e Pequenos Empresários, desfrutar destas atividades de desenvolvimento empresarial, quando necessárias ao empreendedor.

O Factoring se diferencia do sistema bancário, dentro de seus novos e modernos conceitos e pelas suas características básicas.

As empresas de factoring se inserem na livre concorrência empresarial, sendo reguladas pelas leis de mercado.

Os agentes do Factoring são:

Casa de factoring;
Empresa Cedente - vendedora;
Cessionária - empresa compradora.



Curiosidades
O Grupo VDL foi fundado em 1973 e hoje conta com mais de 3 mil colaboradores.